13 de mai de 2014

Enem 2014, Inscrição, Edital, Gabarito, Resultado

O Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio 2014) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o aprendizado dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é usado como um vestibular nacional de uma série de universidades públicas.

As notas do Enem 2014, poderão ser utilizadas nas seleções dos programas abaixo:

Sisu 2015 – Sistema de Seleção Unificada: sistema informatizado do MEC através do qual instituições públicas do ensino superior ofertam suas vagas;


ProUni 2015 – Programa Universidade para Todos: programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica de instituições particulares;

Fies 2015 – Fundo de Financiamento Estudantil: programa do MEC destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares;

Ciência sem Fronteiras: programa que promove intercâmbio e mobilidade internacional a estudantes do ensino superior federal.

Inscrição e Provas do Enem 2014

As inscrições estão abertas no dia 12 de Maio de 2014, o candidato poderá fazer sua inscrição até as 23:59 horas do dia 23 de maio de 2014 e podem ser feitas pela internet no site. Faça sua inscrição aqui: http://enem.inep.gov.br/

Taxa de Inscrição do Enem 2014 e isenção

Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve estar pago até o dia 28 de maio. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.

Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2014 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente à família de baixa renda, incluindo os casos amparados na Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.

Data da Prova do Enem 2014

Nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação.

Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Divulgação do Gabarito do Enem 2014

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.