4 de set de 2013

Conhecendo a Chapada Diamantina

O local que fica encravada no interior do estado da Bahia, a Chapada Diamantina compreende diversas paisagens das mais bonitas do país. Com diversas cachoeiras, poços, vales, grutas, e ainda muito mais em meio a uma grande biodiversidade criam vários cenários perfeitos para passeios inclusive de jipe, caminhadas e ainda esportes radicais e trilhas, a pé, a cavalo ou ainda de bicicleta.

Com isto o Parque Nacional da Chapada Diamantina, este que foi criado no ano de 1985 o que poderá abranger uma área de mais de 1.520 km², sendo esta principalmente as unidades de conservação da Chapada que se estende por mais de 38 mil km de cerrado, além de misturas de Mata Atlântica e ainda a catinga.

A região que fica há pouco mais de 412 km de Salvador, este município de Lençóis deverá ser o principal centro turístico da Chapada. Com isto a cidade é um ponto de partida para vários programas pela região e ainda deverá contar com grandes ofertas de tanto restaurantes e ainda agências de turismos.

Viagem Chapada Diamantina


A viagem de ônibus entre as regiões de Salvador e Lençóis leva em torno de seis horas. E de avião são pelo menos 45 minutos, com isto desde abril de 2009 a Trip faz voos pelas duas cidades sempre aos sábados.

Para se ter uma ideia aos viajantes em busca de total isolamento e tranquilidade, uma ótima alternativa é o Vale do Capão o que é uma opção bastante interessante com boas pousadas e ainda várias comunidades alternativas. Podemos citar principalmente o vilarejo localizado na região de Palmeiras, o que é um ponto de partida para as principais e mais importantes trilhas da Chapada, a da Fumaça, Vale do Paty, Lençóis, Andaraí, Gerais do Rio Preto, Gerais do Vieira e Gerais da Fumaça.

Com isto temos tanto em lençóis quanto no Vale do Capão existem diversas hospedagens para todos os gostos e ainda bolsos, desde hotéis mais sofisticados até mesmo Camping e albergues, tudo dependerá do gosto, do bolso e da aventura que você quiser fazer visitando esta incrível região.